Hotel Andaz em Amsterdã pela cotaçcão deles 5 estrelas (umas 4, vai..) |
Quando você escolhe um hotel
você se baseia, normalmente, na categoria dos hotéis e na sua localidade, certo?
Dessa forma, você acredita que poderia maximizar sua escolha e usar seu
dinheiro da melhor forma possível, certo? Isso tudo faz sentido. Afinal, como
você pode comparar hotéis que você não conhece? Você confia numa classificação
que poderia ao menos categorizar que hotéis são melhores que os outros, e dessa
forma, pode escolher de acordo com sua carteira aonde você poderia ficar. Com
mais conforto, menos conforto; mais perto, menos perto, etc. Faz sentido pra
todo mundo, menos pros hotéis na Europa.
Na
Europa em geral, a cotação de estrelas é uma verdadeira enganação. Se eu fosse
um hoteleiro na Europa, eu colocaria que meu hotel, por mais
"cafunguento" que fosse, é um quatro estrelas. Se o problema é
toalhas, coloco toalhas melhores, ou internet ruim, mas grátis, ou café da
manha, ou serviço de concierge, etc. (custo barato) e pronto. Mesmo que os
quartos sejam velhos; as camas duras; a roupa de cama, um lixo; e o atendimento
de péssima qualidade, o que eu teria seria um hotel "bem localizado"
(na maioria das vezes é o que acontece), e estaria com um estabelecimento de
quatro estrelas.
Se eu
fosse, porém dono de um mesmo tipo de hotel nos Estados Unidos, eu estaria com
vergonha...
O que
acontece na prática é uma corrida a hotéis caros, e péssimos em detrimento de
hotéis bem mais baratos e muitos melhores. Ou seja, uma verdadeira caça a
hotéis que sejam bons. Devo dizer que na maioria das vezes, uma batalha
perdida. Os hotéis, uns protegem aos outros e cada vez a situação fica mais
ridícula.
Hotel Diplomat Estocolmo 4 estrelas (2 com boa vontade) |
Enquanto
nos Estados Unidos, se você escolher ficar num hotel de uma determinada
categoria, em 90% dos casos, você vai ter exatamente o que comprou. Duas
estrelas, ou cinco estrelas. Não se preocupe. Cinco estrelas; extremo conforto,
serviço excelente, roupões, toalhas felpudas, concierge muito boa, etc. Tudo o
que você espera de um hotel cinco estrelas; na Europa, você se depara com um
hotel que, com sorte, seria três estrelas.
Hotel Esplanade em Zagreb 5 estrelas (4 pois é muito bom, mas não é 5) |
O que
leva a tamanha disparidade, o que isso está acarretando? A disparidade se deve
a forma de pensamento de cada região. Enquanto nos Estados Unidos, a cotação de
estrelas se deve a uma forma de elevar o serviço prestado, oferecendo algo mais
por um preço maior, na Europa, a única intenção das estrelas é indubitavelmente
ludibriar o usuário, e fazer com que ele pense que o "cafofo" que ele
escolheu é melhor do que ele realmente é. Isso tem acarretado uma insatisfação
dos usuários muito grande, e uma consequente opção maior por locais fora do
circuito fake de estrelas europeu. Não do turista de primeira viagem, mas do
turismo de retorno, daquele que já viu as atrações principais e esta voltando
pelo prazer da viagem. Isso não é baseado em estudos, mas no que eu tenho visto
acontecer cada vez mais. Depois da primeira vez que se vai a um lugar, ou seja,
ao se viajar de férias apenas pelo prazer, a opção é pelo conhecido e não pelo
aborrecimento certo.
Hotel Excelsior Dubrovnik 5 estrelas (3 pelo quarto) |
Volto
de mais duas viagens a Europa (não pude escolher o lugar em nenhuma das duas),
com a mesma certeza: os hotéis que fiquei tinham muito menos estrelas do que eu
paguei.
Hotel Hilton Waikaloa 4 estrelas (mesmo sendo um resort, tem até golfinho e lago artificial) |
Ao bom
desempenho do turismo e ao crescimento do mesmo, seria imperativa uma nova
estrutura de estrelas, administrada por uma instituição respeitada e idônea. Ao
longo do tempo teríamos o desenvolvimento e a melhora continua dos hotéis e
estabelecimentos, mas o que assistimos agora é exatamente o contrário. A
situação está cada vez pior. E no longo prazo, o preço, não sobe, mas cai, pois não há
interesse em investir na melhoria do hotel, e há uma hora que não há mais como
disfarçar a foto velha, os comentários negativos, etc.
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